Orientações

7. FAQ: Perguntas e respostas


Lista com as principais perguntas e respostas sobre a utilização do Moodle IF Baiano.




Como ter acesso ao Moodle IF Baiano?

Os usuários são cadastrados pelas equipes de administração do moodle nos campi, Reitoria e Centro de Referência. Cada usuário tem acesso apenas aos cursos, disciplinas e salas virtuais que estejam vinculados.


Como atualizar meu cadastro?

O nome, CPF e e-mail dos usuários podem ser modificados apenas pela equipe de administração do Moodle. Portanto, para modificar esses dados, entre em contato com a equipe de Suporte Técnico.


Como criar um novo curso, disciplina e/ou sala virtual?

A criação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA é restrita à equipe de administração do Moodle. Portanto, para criar um novo AVA, entre em contato com a equipe de Suporte Técnico. Após a criação do ambiente, o professor terá total autonomia para customizar a sala virtual e inscrever seus alunos.


Como recuperar a senha de acesso?

A senha de acesso pode ser recuperada pelo próprio usuário através do link https://moodle.ifbaiano.edu.br/moodle/login/forgot_password.php . Caso não consiga recuperar a senha, entre em contato com a equipe de Suporte Técnico.


Como verificar a autenticidade de um certificado?

Os certificado emitidos automaticamente pelo Sistema Moodle IF Baiano podem ser verificados através do link:

https://moodle.ifbaiano.edu.br/moodle/mod/customcert/verify_certificate.php


Fiz um backup no Moodle, por quanto tempo esse backup permanecerá no sistema?

Os backups realizados no Moodle IF Baiano são mantidos por apenas 30 dias. No primeiro dia útil de cada mês são excluídos todos backups realizados a mais de 30 dias.


Por que não consigo registrar notas pelo livro/relatório de notas nos cursos EAD(Técnico em Vendas, Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Multimeios Didáticos)?

A funcionalidade de lançamento e/ou edição de notas foi desabilitada no relatório/livro de notas, a partir do período letivo 2022.1, dos cursos Técnico em Vendas(EAD), Técnico em Secretaria Escolar(EAD) e Técnico em Multimeios Didáticos(EAD). Portanto, caso tentem registrar notas ou frequências pelo livro de notas o sistema emitirá uma mensagem de erro informando que não foi possível registrar a nota. Diante do exposto, orientamos que registre as notas diretamente pelas atividades e as frequências pelos formulários de frequência.